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Projeto monumental e luxuoso marca primeiro porto para cruzeiros de Balneário Camboriú

06/01/2020 - Projeto BC Port terá investimento aproximado de R$ 320 milhões, sete andares e ampla área comercial

"Projeto monumental e luxuoso marca primeiro porto para cruzeiros de Balneário Camboriú

Projeto BC Port terá investimento aproximado de R$ 320 milhões, sete andares e ampla área comercial


BC Port: primeiro porto para cruzeiros de Balneário Camboriú terá dimensões monumentais e projeto luxuoso. 

Toneladas de pré-moldados de concreto carregados em barcaças por cerca de 1,5 quilômetros, entre o canal do Rio Camboriú e o mar da Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, poderão ser comuns na vista litorânea daqui a, aproximadamente, seis meses. Isso porque a empresa PDBS recebeu, nesta quarta-feira (25), autorização do governo federal para exploração de uma parte do Molhe da Barra Sul e da lâmina d’água, como parte de um projeto de investimento nacional do turismo náutico.

Esta é uma das 15 instalações de turismo marítimo que o governo pretende implementar no país. A concessão dada à PDBS é válida por 25 anos e era necessária para dar sequência ao licenciamento ambiental.

Projeto BC Port
A luxuosidade do projeto é condizente com a fama de “Dubai brasileira” do município. O BC Port, como é chamado, contempla 58 mil m² e sete andares, com uma área comercial de desembarque, mezanino aberto ao público, 21 restaurantes, 60 lojas e 14 quiosques e uma área de entretenimento aberta o ano inteiro. Além de dois andares de hotel e um clube noturno. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 320 milhões.


O ex-oficial da marinha, André Guimarães Rodrigues, empresário por trás do projeto, conta que a empresa, especializada em construções portuárias, está habituada a realizar construções brutas, sem apego estético. A base da estrutura será feita com pré-moldados de concreto levadas por barcaças, que saem de um mini porto posicionado em local estratégico de acesso marítimo, sem passar pelo centro da cidade. Após as obras, as embarcações de carga farão o translado de equipamentos de manutenção e abastecimentos dos navios.


Para compensar a estrutura bruta, a empresa optou pelo revestimento com tecido Têncil Stamisol, tecido bioclimático composto de atributos térmicos, estéticos e ecológicos. Assim, de dentro, o turista terá visão da Praia Central de Balneário Camboriú, do Morro da Aguada, ou do transatlântico estacionado à sua margem. Para quem está no litoral, a vista é de uma estrutura harmônica do tecido, montado em camadas, semelhante a escama de um peixe. Neste caso, o peixe robalo, inspiração para o desenho do projeto.

Design
Inspirado no corpo alongado e escamas cinza metálico do robalo, o designer e artista Gilmar Santos Leite deslumbrou os primeiros rascunhos do empreendimento. O peixe é muito comum na região e um atrativo para pescadores no Molhe da Barra Sul. As linhas do BC Port foram inspiradas no peixe que também dá nome ao rio e aos municípios que ele divide, Balneário Camboriú e Camboriú, que no tupi-guarani significa “rio de grandes robalos”.


“As leituras históricas e pesquisas sobre design, sustentabilidade e valores intangíveis que permeiam um case como este, me levaram a considerar a ‘alma’ do sítio em que se instalaria o complexo. Que valores seriam oferecidos aos visitantes?”, questiona Gilmar. “O viajante busca experiências, ele adquire um conhecimento sobre a ‘alma’ daquele local e a identifica por seus ícones históricos, sua cultura e características originais. Sendo assim, nada mais apropriado que ‘revestir de história’ nosso projeto”, complementa.

Planejamento e sustentabilidade
A prefeitura de Balneário Camboriú tem resistido ao projeto. O prefeito Fabrício Oliveira chegou a se posicionar contrário ao projeto junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O Secretário do Planejamento e vice-prefeito da cidade, Carlos Humberto, afirmou que a pasta não pode se posicionar sobre o projeto, uma vez que ele não tramita pelo município.


O arquiteto e urbanista da região, Enio Faqueti, lembra que um projeto desse porte exige uma infraestrutura na cidade para recebimento dos turistas na orla da Barra Sul, que pode chegar a 10 mil com o atracamento de dois navios ao mesmo tempo. “Só alargar o Molhe não resolve o problema. É importante saber fazer isso para que o empreendimento possa dar o resultado esperado, com planejamento prévio de todas as ações, de forma a antecipar esse problema”, ressalta.

O professor e pesquisador do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão (GESeG) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Carlos Eduarco Ramôa, pesquisa o mercado de turismo marítimo desde 2012 e é um entusiasta do desenvolvimento do setor na região, porém alerta que o local escolhido pode se tornar um grande problema no futuro.


Além da infraestrutura, apontada pelos especialistas como o maior desafio para o planejamento urbano do município, Ramôa ressalta a importância de se pensar nos impactos ambientais gerados. “Estamos vivendo, desde 2015, uma nova era no mundo que foi a apresentação da Agenda 2030 [plano de ação de desenvolvimento sustentável da ONU]. Eu sou favorável ao desenvolvimento, mas não podemos fechar os olhos ao meio ambiente. Tem que ter um olho na Agenda 2030 e pensar nos impactos que podem ser causados para que todo esse investimento não se volte contra a cidade”, alerta."
 




Fonte: Gazeta do Povo

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